Objetivo: Este estudo constituiu-se na aplicação da metodologia PBL (Problem-Based Learning) na disciplina de Oclusão. Material e métodos: a amostra constituiu-se de 59 estudantes matriculados na disciplina de Oclusão da FO-UFG, do ano letivo em curso, que foram divididos em seis grupos, sendo cinco composto de 10 alunos e um com 9 alunos. Cada conteúdo da disciplina foi realizado por meio de casos clínicos previamente elaborados e discutidos sequencialmente e de acordo com o grau de complexibilidade do assunto, em módulos, orientados por um tutor. Na última etapa aplicou-se um questionário, por meio do qual observou-se as percepções dos acadêmicos acerca da metodologia utilizada, cujos resultados foram tabulados e analisados estatisticamente por porcentagem simples. Resultados: verificou-se que o método foi eficaz (61%), despertou o interesse pela disciplina e a busca de conhecimento na literatura (52%), possibilitou aferir o conhecimento do estudante (86,4%) ao passo que 5,1% afirmaram que esse método não foi capaz de aferir conhecimento. Conclusões: constatou-se que o método utilizado de ensino-aprendizagem estimulou o estudante a aprender a aprender possibilitando que ele tenha uma visão integral da disciplina dentro do contexto do curso de odontologia.