Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de selamento apical do MTA- Angelus® e a combinação do Sealapex agregado ao pó do MTA- Ângelus® em retrobturações.
Metodologia: Os canais de incisivos centrais de humanos foram instrumentados e em seguida obturados pela técnica da condensação lateral usando o cimento endodôntico Sealer 26. Os dentes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos experimentais (n= 40) e dois controles (n= 4). Em seguida foram realizados apicectomia das raízes a 3 mm do ápice e preparo da cavidade com pontas lisas de ultra-som com 3 mm de profundidade, seguindo-se a obturação retrógrada da seguinte maneira: grupo 1, as retrocavidades foram preenchidas com MTA-Angelus® e o grupo 2, as retrocavidades foram preenchidas com Sealapex agregado ao pó do MTA- Angelus®. Depois de serem corados com solução de azul de metileno 1% por 24 horas, lavados por 24 horas, os dentes foram seccionados longitudinalmente no sentido vestíbulo-palatino, com um disco diamantado em duas metades, e analisados com uma lupa esteroscópica.
Resultados Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística e mostraram que, o grupo 2 apresentou menor infiltração que o grupo 1 (p<0,01). Conclusão: Conclusão: Concluiu-se então, que o pó MTA agregado ao Sealapex apresenta potencial para serem usados como materiais retrobturadores.
Palavras-chaves: Endodontia, apicectomia, obturação retrograda