Este trabalho analisou os significados que concluintes de odontologia de duas universidades: pública (UFRN) e particular (UNP) de Natal/RN têm, a respeito da promoção de saúde e educação em saúde, além da importância dessas práticas na profissão. Coletou-se os dados através de um questionário, cujas respostas foram categorizadas e descritas. Os resultados mostraram que parte doa lunos (58% da UFRN e 41% da UNP) percebem promoção de saúde e educação em saúde, com o mesmo significado. Descrevem educação em saúde como atividades centradas em orientações de higiene oral e geral, promoção de saúde como ações práticas preventivas e curativas, desde que de âmbito coletivo. Sobre os conhecimentos relacionados ao tema, 40% (UFRN) e 42,9% (UNP), relatam serem suficientemente ministrados, principalmente pela Odontologia Preventiva e Social. Todos os pesquisados acharam importante promover saúde e educar para a saúde, embora não consigam distinguir claramente as duas práticas. Conclui-se que, os significados de promoção de saúde e educação em saúde, foram confundidos, superpostos, gerando respostas duvidosas, às vezes ambíguas, o que nos leva a sugerir discussões mais aprofundadas durante a formação acadêmica do aluno, para um melhor entendimento das similaridades e diferenças entre essas áreas de atuação, já claramente colocadas pela literatura pertinente.